sábado, 26 de junho de 2010

UM CRIME A CAMINHO


Construtora pode destruir sítio arquelógico Lapa da Hidra, em Monte Rei


MONTALVÂNIA - Um importante sítio arqueológico localizado no distrito de Monte Rei, no município de Juvenília, extremo Norte de Minas Gerais, está ameaçado de ir pelos ares. Trata-se da Caverna Hidra de Seis Cabeças, ou Lapa da Hidra (na foto ao lado), referência a uma pintura rupestre que retrata uma figura antropomorfa catalogada ainda nos anos 1960 por Antônio Montalvão, o primeiro prefeito fundador da cidade de Montalvânia, município do qual a atual Juvenília é remanescente.

Quem ameaça o sítio é a Construtora Abril, que planeja instalar um britado no local e deve iniciar as detonações já nos próximos dias. O objetivo é produzir brita para o asfaltamento de rodovias. Enquanto o britador não fica pronto, a empresa já iniciou a extração manual de pedras no local. A denúncia é do advogado e participante de uma ONG de defesa do meio ambiente Geraldo Flávio Macedo.

Os ricos sítios arqueológicos existentes no entorno de Montalvânia mostram indícios da existência de antiga civilização na região e são objeto de estudo por cientistas de mundo inteiro, principalmente da Alemanha. Se a intenção da Construtora Abril não for barrada, a região vai assistir a um grave ambiental e científico, porque o rico acerco arquelógico e espeleológico existente nas carvernas do extremo Norte de Minas (as mais conhecidas ficam no Vale do Peruaçu) ainda não foram suficientes mapeados nem estudados e guardam importantes registros da presença na região de civilizações pré-cabralinas.

Nenhum comentário:

 
hits gt;