segunda-feira, 14 de junho de 2010

OUTROS CAMINHOS

Programa do governo mineiro prevê asfalto para novos trechos do extremo Norte


O ritmo de trabalho no Palácio Tiradentes, a nova sede do governo mineiro, está a mil por hora. Antonio Anastasia, como se sabe, ocupa o Palácio praticamente após a sua inauguração pelo ex-governador Aécio Neves. Anastasia é candidato à própria sucessão, daí o ritmo febril e fabril para anunciar projetos para futura implantação pelos quatro cantos do mapa de Minas.

A manhã desta segunda-feira ficou reservada para o programa Caminhos de Minas, nome mais adequado para o Links Faltantes, que ocupa o lugar do Proacesso do governo anterior. O Caminhos de Minas vem a ser, segundo anúncio do governo, o maior conjunto de obras de infraestrutura viária já realizadas no Estado. Se levado a cabo, tem meta para asfaltar e aumentar a capacidade de tráfego de 222 trechos de estradas que fazem ligação entre municípios mineiros.

Programa de tal envergadura, por óbvio, demanda um tempo de execução de que Antonio Anastasia não dispõe até o final do atual mandato, em dezembro próximo. O programa deve seguir adiante caso o governador consiga a proeza da reeleição e vai beneficiar a cerca de 297 municípios, com a pavimentação e ampliação de aproximadamente 7,6 mil quilômetros de extensão.
Ambicioso, o programa de Anastasia promete entregar resultado maior do que o Proacesso do ex-governador Aécio Neves, que teve razoáveis oito anos para esparramar asfalto pelas estradas de Minas. Para não ferir a lógica nem zombar da inteligência dos mineiros, o governador estabeleceu uma primeira etapa para o programa anunciado hoje cedo, com objetivos bem mais modestos do que o grosso do programa.
"É um programa por etapas, obviamente. Ninguém faz um programa deste tamanho de uma vez só, como também não fizemos assim com o Proacesso. Já temos recursos este ano para concluirmos os projetos. Algumas já começaram e vamos concluir os projetos neste ano. Outras tantas os projetos estão sendo concluídos”, disse o governador.
A Secretaria de Transportes de Obras Públicas (Setop) está autorizada a iniciar obras em 21 trechos, somando 509 quilômetros, com investimento de aproximadamente R$ 800 milhões. Outros 39 trechos estão em fase de projetos de engenharia. A Setop já contratou a elaboração de projetos de engenharia de 40 trechos e abriu o processo de licitação para contratar projetos para outras 122 estradas.

De acordo com Anastásia, o Programa Caminhos de Minas foi planejado para solucionar inúmeros gargalos rodoviários e abrir novos rumos para o desenvolvimento dos municípios e do Estado. O Planejamento Estratégico de Logística de Transportes identificou 222 trechos que necessitavam de pavimentação emergencial e ampliações, e realizou estudos necessários para iniciar imediatamente os serviços.

Numa primeira fase, são poucos os municípios contemplados no Norte de Minas, casos de Montes Claros e Jaíba, que ganham contorno rodoviário, além de São Francisco e São Romão que serão interligados. Para o futuro incerto e ainda não sabido da reeleição de Anastásia, contudo, há boas promessas.

Além da construção do trecho entre Januária e Chapada Gaúcha (veja matéria mais abaixo), que vai encurtar a distância entre a região e Brasília, o governo mineiro também quer ligar por asfalto Chapada Gaúcha e Montalvânia. Sem falar do asfaltamento do trecho que separa Miravânia do entroncamento da BR-135, próximo a Manga. Mas atenção: está se falando aqui de intenções. Mercadoria de conhecida abundância em períodos eleitorais.

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