Movimento dos taxistas ganha força
Paulo Guedes entra na luta pela legalização do serviço de taxi intermunicipal e propõe Projeto de Resolução para anular decreto do Governo do Estado
Paulo Guedes entra na luta pela legalização do serviço de taxi intermunicipal e propõe Projeto de Resolução para anular decreto do Governo do Estado
O excesso de multas e a rigidez dos agentes do Departamento de Estradas de Rodagem – DER e das polícias rodoviárias já ganharam o nome de perseguição no Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para quem se arrisca a fazer o transporte intermunicipal de pessoas na região, trabalhar tem sido como “matar um leão por dia”.
As constantes punições sofridas pelos taxistas chamaram a atenção do deputado Paulo Guedes, que desde 2008 entrou na luta pela legalização da atividade. De lá para cá, várias audiências públicas já foram realizadas e o deputado propôs na ALMG, Projeto Resolução para anular do decreto estadual 44.035/2005, que proíbe os motoristas de taxi de fazerem o transporte de seus clientes de uma cidade a outra.
Para o deputado Paulo Guedes, esse decreto fere gravemente o direito de ir e vir do cidadão, que é assegurado pela Constituição Brasileira. Ele alerta ainda que as punições aos taxistas favorecem apenas aos poucos empresários que operam o transporte intermunicipal. “A nossa luta só vai parar quando a atividade estiver regularizada e as pessoas tiverem o direito de viajar da forma que julgarem mais apropriada, sem ficarem apenas nas mãos de grandes empresas de ônibus”, garantiu Guedes.
O parlamentar também lembra que em muitas cidades do interior os serviços oferecidos pelas empresas de ônibus são precários e insuficientes. O deputado também questiona o fato de os motoristas de Belo Horizonte e cidades da região metropolitana não sofrerem as mesmas punições. “Já que o taxista de Belo Horizonte pode ir a Confins e a Betim sem problemas, porque o profissional de Capitão Enéas, Manga, São Francisco, Brasília de Minas ou Januária não pode ir a Montes Claros?”, questiona.
Paulo Guedes enfatiza que a distância entre algumas cidades do Norte e Jequitinhonha chega a cerca de 500 km, cujas estradas estão intransitáveis, com buracos e animais na pista. “O DER deveria se reocupar com esse problema e não apenas em punir os motoristas que estão trabalhando de forma digna e honesta”, defendeu Guedes.
Guedes encampa luta pelo asfaltamento da BR-479
O sonho de ligar por asfalto o município de Januária, no Norte de Minas, ao Distrito Federal, pela BR-479, ganha sinais de viabilidade e tem despertado o entusiasmo da população norte-mineira. Estudo detalhado sobre as potencialidades e benefícios que a obra traz para a região foi entregue ao Dnit, no final do ano passado. A reivindicação também foi tema de audiência pública realizada em Januária, no mês de novembro, a pedido do deputado Paulo Guedes.
O parlamentar defende o asfaltamento da estrada até o município de Chapada Gaúcha, um trecho de aproximadamente 180 km e que poderá encurtar em até 400 km o acesso a importantes mercados consumidores como Brasília, Goiás, além do Triângulo Mineiro. Atualmente, as estradas utilizadas pelos produtores da região Norte para escoamento da produção são as BRs 365 e 040, cujos percursos são de aproximadamente 1.000 km. Estudos preliminares indicam que serão necessários cerca de R$ 150
milhões para a execução da obra.
Recuperação da BR-135: uma luta que valeu a pena
Depois de mais de dez anos de sofrimento e várias reivindicações vindas de deputados, prefeitos, empresários, sindicatos e organizações em geral, finalmente as obras de recuperação da BR-135, entre Montes Claros e Belo Horizonte já são uma realidade. O investimento é de cerca de R$ 500 milhões e o serviço está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes terrestres (Dnit).
A obra contempla 300 quilômetros entre o entroncamento com a BR-040, próximo a Curvelo, na Região Central, e Montes Claros. Vários trechos estão ganhando terceira pista e as pontes estão sendo alargadas. Outros problemas como a falta de acostamento, sinalização e esgotamento de águas pluviais também estão sendo corrigidos.
A rodovia foi construída em 1971 e o asfalto estava bastante desgastado, com buracos em vários trechos, o que vinha provocando acidentes envolvendo carros de passeio e perda de dinheiro no transporte de cargas, devido a manutenções extras. Nos últimos anos, foram realizadas várias operações tapa buracos na rodovia, que não resolveram os defeitos na pista.
A recuperação da BR é resultado de ações dos deputados da Bancada do Norte, da qual faz parte o deputado Paulo Guedes, e da bancada federal mineira, cujas intervenções foram feitas pelo deputado Virgílio Guimarães.
http://www.pauloguedes.com.br/
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