sábado, 19 de junho de 2010

PUBLIEDITORIAL (*)


Movimento dos taxistas ganha força

Paulo Guedes entra na luta pela legalização do serviço de taxi intermunicipal e propõe Projeto de Resolução para anular decreto do Governo do Estado



O excesso de multas e a rigidez dos agentes do Departamento de Estradas de Rodagem – DER e das polícias rodoviárias já ganharam o nome de perseguição no Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para quem se arrisca a fazer o transporte intermunicipal de pessoas na região, trabalhar tem sido como “matar um leão por dia”.

As constantes punições sofridas pelos taxistas chamaram a atenção do deputado Paulo Guedes, que desde 2008 entrou na luta pela legalização da atividade. De lá para cá, várias audiências públicas já foram realizadas e o deputado propôs na ALMG, Projeto Resolução para anular do decreto estadual 44.035/2005, que proíbe os motoristas de taxi de fazerem o transporte de seus clientes de uma cidade a outra.

Para o deputado Paulo Guedes, esse decreto fere gravemente o direito de ir e vir do cidadão, que é assegurado pela Constituição Brasileira. Ele alerta ainda que as punições aos taxistas favorecem apenas aos poucos empresários que operam o transporte intermunicipal. “A nossa luta só vai parar quando a atividade estiver regularizada e as pessoas tiverem o direito de viajar da forma que julgarem mais apropriada, sem ficarem apenas nas mãos de grandes empresas de ônibus”, garantiu Guedes.

O parlamentar também lembra que em muitas cidades do interior os serviços oferecidos pelas empresas de ônibus são precários e insuficientes. O deputado também questiona o fato de os motoristas de Belo Horizonte e cidades da região metropolitana não sofrerem as mesmas punições. “Já que o taxista de Belo Horizonte pode ir a Confins e a Betim sem problemas, porque o profissional de Capitão Enéas, Manga, São Francisco, Brasília de Minas ou Januária não pode ir a Montes Claros?”, questiona.

Paulo Guedes enfatiza que a distância entre algumas cidades do Norte e Jequitinhonha chega a cerca de 500 km, cujas estradas estão intransitáveis, com buracos e animais na pista. “O DER deveria se reocupar com esse problema e não apenas em punir os motoristas que estão trabalhando de forma digna e honesta”, defendeu Guedes.

Guedes encampa luta pelo asfaltamento da BR-479

O sonho de ligar por asfalto o município de Januária, no Norte de Minas, ao Distrito Federal, pela BR-479, ganha sinais de viabilidade e tem despertado o entusiasmo da população norte-mineira. Estudo detalhado sobre as potencialidades e benefícios que a obra traz para a região foi entregue ao Dnit, no final do ano passado. A reivindicação também foi tema de audiência pública realizada em Januária, no mês de novembro, a pedido do deputado Paulo Guedes.

O parlamentar defende o asfaltamento da estrada até o município de Chapada Gaúcha, um trecho de aproximadamente 180 km e que poderá encurtar em até 400 km o acesso a importantes mercados consumidores como Brasília, Goiás, além do Triângulo Mineiro. Atualmente, as estradas utilizadas pelos produtores da região Norte para escoamento da produção são as BRs 365 e 040, cujos percursos são de aproximadamente 1.000 km. Estudos preliminares indicam que serão necessários cerca de R$ 150
milhões para a execução da obra.

Recuperação da BR-135: uma luta que valeu a pena

Depois de mais de dez anos de sofrimento e várias reivindicações vindas de deputados, prefeitos, empresários, sindicatos e organizações em geral, finalmente as obras de recuperação da BR-135, entre Montes Claros e Belo Horizonte já são uma realidade. O investimento é de cerca de R$ 500 milhões e o serviço está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes terrestres (Dnit).

A obra contempla 300 quilômetros entre o entroncamento com a BR-040, próximo a Curvelo, na Região Central, e Montes Claros. Vários trechos estão ganhando terceira pista e as pontes estão sendo alargadas. Outros problemas como a falta de acostamento, sinalização e esgotamento de águas pluviais também estão sendo corrigidos.

A rodovia foi construída em 1971 e o asfalto estava bastante desgastado, com buracos em vários trechos, o que vinha provocando acidentes envolvendo carros de passeio e perda de dinheiro no transporte de cargas, devido a manutenções extras. Nos últimos anos, foram realizadas várias operações tapa buracos na rodovia, que não resolveram os defeitos na pista.

A recuperação da BR é resultado de ações dos deputados da Bancada do Norte, da qual faz parte o deputado Paulo Guedes, e da bancada federal mineira, cujas intervenções foram feitas pelo deputado Virgílio Guimarães.

(*) O conteúdo deste material foi extraido do Jornal do Mandato do deputado estadual Paulo Guedes. As informações são de responsabilidade da assessoria de imprensa do gabinete do parlamentar. Para saber mais, acesse o site:

http://www.pauloguedes.com.br/

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