quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

RÁPIDAS








Aécio no páreo



O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), fez animado city tour na quarta-feira aqui em Brasília. Na maratona de reuniões com políticos de vários partidos, uma foi especial: ouviu de José Sarney (PMDB-AP), o novo presidente do Senado Federal, na foto acima, que “Aécio é Tancredo” e que ele, Sarney, não pode faltar a Tancredo Neves, eleito em 1985 para a Presidência da República e morto antes de tomar posse. José “brasileiros e brasileiras” Sarney era o vice e assumiu o cargo após rápida crise institucional. Aécio, que corre sério risco de ser emparedado pelo colega José Serra, governador de São Paulo, na indicação dos tucanos para o nome que vai disputar a sucessão de Lula, gostou do que ouviu.

Marolinha

A crise econômica mundial terá pelo menos um efeito atenuado em Manga: o corte de empregos que assombra nove entre 10 trabalhadores mundo afora não chega a ser a maior preocupação do trabalhador local. Mas a notícia não é positiva, como pode parecer a um olhar apressado. É que o principal problema enfrentado pelo município é exatamente a geração de empregos, de modo que não é possível perder aquilo que não se tem. A Prefeitura local, com cerca de 800 funcionários é, de longe, o maior empregador do município – seguida pelo governo estadual. Outra fonte de renda da população local é o INSS, via pagamento de aposentadoria e algumas pensões.

Marolinha II

Os setores de comércio e serviços têm pequena participação no bolo da economia local, mas é exatamente onde pode acontecer demissões caso a crise financeira se agrave nos próximos meses. O Blog ouviu, informalmente, alguns pequenos empresários da cidade e apurou que as demissões podem acontecer sim, mas na seguinte condição: quem tem dois funcionários vai mandar um para casa e esperar para ver como é que fica. Se a coisa melhorar, esse empregado será chamado de volta.

Salários

Por falar em funcionalismo público, o vereador Maurício Magalhães (PSDB) aproveitou a primeira reunião da Câmara Municipal na atual legislatura, realizada na sexta-feira, 06/02, para levantar o espinhoso assunto do reajuste anual da categoria. O vereador considera o percentual de 5,7% utilizado na atualização do salário mínimo muito abaixo das expectativas do servidor. O prefeito Quinquinha Sá (PPS), que veio a Brasília para o comício, ops!, para o encontro com o presidente Lula, disse que vai tratar do assunto nos próximos dias.


Salários II

Se depender do que ouviu aqui em Brasília, contudo, Quinquinha será obrigado a jogar água fria na fervura do otimismo do servidor municipal. Os municípios brasileiros fecharam o primeiro mês de gestão dos atuais prefeitos com queda de 3,4% nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, na comparação com janeiro de 2008. Técnicos do governo sonham com uma ligeira recuperação agora em fevereiro, mas já estimam uma nova queda para o mês de março, em torno dos de 4%. Arrecadação em queda e despesas em baixa é tudo que o prefeito não deseja para esse início de segundo mandato.


Salário III

O prefeito de Januária, Maurílio Arruda (PTC), desistiu na undécima hora de vir a Brasília para o lançamento da candidatura da ministra Dilma Roussef, quero dizer, para o encontro nacional de prefeitos com o presidente Lula. Arruda estava envolvido com a eleição da Amams (Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene), onde passa a ocupar cargo semelhante ao de tesoureiro, e preferiu voltar para sua base, onde manteve cansativas reuniões com assessores. Na pauta, o pagamento dos salários do mês de janeiro para o servidor municipal, que deve ser depositado ainda hoje. “O encontro com Lula fica para o futuro”, disse o prefeito ao Blog.


Filma eu, Galvão!

O deputado estadual Paulo Guedes (PT) ainda comemora a repercussão do levantamento do jornal “Estado de Minas” sobre os dois primeiros anos da atual legislatura. O jornal mostrou ranking com o número dos projetos aprovados pelos parlamentares mineiros e o petista não fez feio: dividiu com dois colegas um honroso segundo lugar entre os deputados mais ativos no quesito “projetos aprovados”. A imprensa regional gostou do assunto a ponto de deixar o petista rouco de tanto repetir os motivos da boa performance.

2 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado...não tem nenhum comentário sobre essa notícia. Kd vc, sobrinho do pato Donald??? Se esconde em pseudônios para atacar o deputado. O q dizer dessa notícia????
Sempre acreditei na competência e seriedade do nosso deputado. Não é surpresa nenhuma ver jornais da capital dando ênfase e parabenizando o próprio. Já o blogueiro ai...sempre alerta e imaparcial. Parabéns, Luís, parabéns norte de minas por ter um deputado tão atuante.

Maria Fernanda

Anônimo disse...

Projeto-1: Aumentar o numero de
andorinhas no verão.
Projeto-2: Verba para construir
o palanque.
Projeto-n: Projeto de lei do
projeto de lei do
projeto de lei do
projeto de lei do...
Santo Deus!!, o povo que é solução
REAL para os problemas REAIS da
reagião, e não esta baboseira toda de projetos e projetos de lei.

 
hits gt;