domingo, 22 de fevereiro de 2009

MAIS PERTO DO FIM


Comarca de Manga pode ter segunda vara ainda em 2009

Juíza Maria Beatriz Biasutti: boa notícia
MANGA - Os cerca de 12 mil processos que atravancam a rotina do fórum dessa cidade, localizada a 720 km da capital, Belo Horizonte, no extremo Norte do Estado é, de longe, a maior dificuldade vivenciada pelos usuários e agentes do judiciário local. O volume excessivo de trabalho deixa juízes e promotores angustiados, cria dificuldades para advogados e causa maior impacto no dia-a-dia da população, obrigada a esperar longas temporadas pela solução de suas demandas judiciais.

Mas há uma esperança de reversão desse quadro. De acordo com a juíza da Comarca, Maria Beatriz Fonseca da Costa Biasutti, há uma promessa de implantação ainda para este primeiro semestre da segunda vara da Justiça no município. A medida teria sido prometida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Sérgio Antônio de Resende, que planeja instalar varas em mais 15 comarcas, além das reformas e construções de prédios no interior.

Em rápida fala ao Blog, a juíza Maria Beatriz Biasutti falou com entusiasmo da possibilidade e já planeja a estadia da equipe do Tribunal de Justiça, que deve viajar até Manga para a instalação da nova seção judicial. Maria Beatriz avalia que essa medida, somada à criação da comarca do municpíio de Jaíba, será suficiente para normalizar os trabalhos da Justiça em Manga. É que a metade dos processos em trâmite na Comarca são originados da região de influência do Projeto Jaíba e deverão ser transferidos para a nova jurisdição.

A perda de influência da cidade de Manga na cena microrregional deve ser compensada com mais agilidade na prestação dos serviços da Justiça. A juíza Beatriz Biasutti avalia agora a disponibilidade de espaço no Fórum da cidade e a existência de servidores em quantidade suficiente para atender a futura configuração da Comarca. A conferir.

Nenhum comentário:

 
hits gt;