quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

CRISES

O melhor ficou para trás


Logo pela manhã fico sabendo no rádio que, intramuros, o governo considera a crise mais grave do que supunha e que o melhor já teria passado – tudo isso a despeito do otimismo com que as autoridades disparam seus muitos discursos com diagnósticos de que tudo anda muito bem. A profissão de fé no futuro que se ouve em público dá lugar a certo pânico quando a imprensa vai embora. O pior estaria do por vir e a crise já provoca arrepios de pessimismo até no otimista mais renhido.

A experiência mostra que toda crise tem seu auge, mas nada indica que, acabado o carnaval, o horizonte pátrio será mesmo coberto por nuvens escuras. O que parece ficar mais ou menos patente é que a encrenca econômica pela qual o mundo passa é a maior em 80 anos e que, malgrados todos os esforços de governos em todo o mundo, o monstro levanta a cabeça e dá rugidos ameaçadores, que é para avisar que ainda está sedento do muito dinheiro público que já foi atirado para acalmar sua sede.

O presidente daqui vai ao encontro do seu colega na América do Norte, em colóquio que pretende discutir formas de colaboração mútua para enfrentar a borrasca financeira.

Desligo o rádio e saio para uma rápida caminhada nesta quarta-feira de cinzas de meio expediente. Na volta, passo no supermercado aqui do bairro e vejo que o preço do maxixe deu uma aliviada após subir que nem foguete. Menos mal. Crise nenhuma merece ser vista do alto, que tem também as coisas do cotidiano que falam mais ao interesse da maior parte das pessoas, dessas que não tinham ações em bolsa. A quarta-feira, que é de cinzas, parece salva. Comprei o maxixe e aproveitei para levar dois abacates, que é fruta da estação e ajuda no controle da inflação.
Nem tudo está perdido.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber como anda as apurações dos fatos do incendio do caminhão. E gostaria de saber se o mandante do incendio o Haroldinho vai continuar solto em Manga?

Anônimo disse...

sem interferir na resposta a ser dada pelo blogueiro...

pela morosidade da justiça brasileira meu colega, os bisnetos do acusado saberão do resultado, mas infelizmente com vinte anos prescreve.

 
hits gt;