terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A QUEM INTERESSAR POSSA

Vitória da Conquista

Conheci a cidade baiana de Vitória da Conquista ainda na década de 80 do século passado. E mesmo assim só de passagem, ou en passant, como diria o outro. O nome da cidade é pleonasmo da mais pura cepa, pois vitória e conquista se equivalem em sentido e funciona mais ou menos como “subir para cima” e outras expressões do gênero. Nome bonito para uma cidade, sem dúvida. Tentei descobrir na Wikipédia a origem da ênfase em Vitória da Conquista, mas não encontrei referências à origem do nome.

Ando invocado com Vitória da Conquista porque a cidade é origem de muitos acessos nos meus blogs. Figura logo ali depois de Belo Horizonte (a campeã), Brasília e Montes Claros, com quem costuma disputar a terceira posição de internautas que têm o hábito de ler os escritos deste blogueiro. Não é engraçado, caro leitor? Não tenho lembrança de conhecer ninguém por aquelas paragens e, no entanto, a cidade cristalizou já há um bom tempo essa marca de acessos aos meus blogs. Mudei aqui para este serviço do Google e a audiência veio junto.

Por uma razão técnica que não ouso atinar, os acessos de Manga, Januária, Montalvânia e adjacentes (que sei serem representativos pela repercussão dos textos, comentários e e-mails recebidos) não aparecem na ferramenta chamada Google Analytics, que mostra os acessos vindos de qualquer lugar do mundo. Atualmente, a página é visitada por pessoas em mais de 10 países, com destaque para os Estados Unidos, onde mora um leitor aqui da região e que é parte da grande diáspora que leva nossos conterrâneos para alhures.

Mas voltando ao assunto, cheguei mesmo a pensar na possibilidade de Vitória da Conquista concentrar, por um desses muitos mistérios que há entre céus, terra e o Google, os acessos da região extremo Norte de Minas. De Montes Claros para cima é como se não houvesse computadores na grande rede, o que sabemos não ser verdadeiro desde o tempo que Dondon jogava no Andaraí, com perdão do exagero.
Permanece, então, o mistério: quem é esse leitor (leitores certamente ) do sertão baiano que demonstra (m) tanto interesse pelos nossos escritos? Eu quero saber. Mande recado, dê um sinal para o e-mail luisclaudioguedes@gmail.com. Será uma conquista, com sabor de vitória.

2 comentários:

Anônimo disse...

Luis Claudio, aqui em Brasília-DF, pode ter certeza que eu sou o campeão de acesso ao seu Blog, pois tenho o costume de acessar pelo menos umas quatro vezes ao dia. Espero que vc poste mais noticias de Montalvania. Tenho propagado seu Blog para todos os conterraneos residente aqui em Brasília. Com referencia ao fenomeno de Vitoria da Conquista, desconfio que seja o "Tim Reskala", locutor de uma radio local, e tambem é filho de Montalvania.

Anônimo disse...

EDMUNDO MUNIZ - BRASÍLIA

Luis Claudio, aqui em Brasília-DF, pode ter certeza que eu sou o campeão de acesso ao seu Blog, pois tenho o costume de acessar pelo menos umas quatro vezes ao dia. Espero que vc poste mais noticias de Montalvania. Tenho propagado seu Blog para todos os conterraneos residente aqui em Brasília. Com referencia ao fenomeno de Vitoria da Conquista, desconfio que seja o "Tim Reskala", locutor de uma radio local, e tambem é filho de Montalvania.

 
hits gt;