sexta-feira, 3 de abril de 2009

O HÁBITO FAZ O MONGE...

Câmara de Januária já fala em cassar Arruda


O município norte-mineiro de Januária, localizado a 613 km de Belo Horizonte, continua a ser fonte inesgotável de surpresas na política. O jornalista Fábio Oliva distribuiu texto na tarde da quinta-feira, 02/04, em que trata da hipótese da Câmara Municipal local abrir investigação contra o prefeito Maurílio Arruda (PTC), que tem apenas três meses de mandato. O município ganhou fama pelo inacreditável troca-troca de prefeitos, a maioria afastada do cargo ou cassada pela Câmara de Vereadores e pela Justiça por improbidade administrativa. De 2004 a 2008, incluindo afastamentos, cassações e retornos através de liminares obtidas junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), houve oito trocas de prefeitos em Januária.

Apesar de não ter esquentado ainda a cadeira de prefeito, Arruda mantém queda-de-braço com os vereadores de oposição porque supostamente teria dito que “não precisa do Legislativo para administrar”. O prefeito, segundo o jornalista Oliva, não responde aos pedidos de informações encaminhados pela mesa-diretora da Câmara e até agora não prestou contas do último Carnaval, além de ignorar solicitação de informações sobre o uso de máquinas da prefeitura em benefício do fazendeiro Eduardo “Duca” Pimenta, de que é amigo.

A Câmara Municipal quer que a Prefeitura mostre o balanço da arrecadação do Carnaval após receber denúncias de que os ingressos não eram numerados e uma irmã do próprio Arruda teria sido a responsável pela venda e a custódia do dinheiro. Segundo o vereador Zezé da Copasa (PT), sem a numeração fica impossível saber quantos ingressos de fato foram vendidos e quanto foi arrecadado. O caso do uso de máquinas públicas em benefício do fazendeiro Duca Pimenta será apreciado por uma Comissão Especial do Legislativo. Os integrantes da comissão são os vereadores Zezé da Copasa e Hamilton Viana, ambos do PT, e João Ermírio Gonçalves Ribeiro (PRP).

Zezé da Copasa informou que não se sabe se por ameaça ou soldo, as duas pessoas que denunciaram o caso do uso das máquinas em benefício de particular voltaram atrás e negaram os fatos. O episódio foi comunicado ao Ministério Público, que poderá processar os denunciantes. Antes, porém, os vereadores já haviam colhido farto material fotográfico sobre o caso, produzido durante visita feita à fazenda. As fotografias confirmam o teor da denúncia.

A oposição ainda acusa o prefeito Arruda de ter empregado parentes de pessoas ligadas à administração, inclusive do vice-prefeito Afonso José dos Santos, o Afonso do Sindicato. A maioria dos parentes se apresenta como “voluntários”, mas os vereadores acreditam que sejam remunerados por meio de nota de empenho, para que seus nomes não apareçam na lista de servidores municipais. Arruda, até agora, não atendeu ao requerimento da Câmara Municipal para exibição dos pagamentos efetuados através de notas de empenho nesses primeiros meses de sua administração.

Fonte ouvida pelo Blog diz que não há o menor clima para que um processo de impeachment de Arruda ganhe simpatia popular nas atuais circunstâncias da política local. Arruda é muito habilidoso e a população ainda vive a expectativa da mudança que a sua eleição suscitou. Mas o prefeito tem um problemão pela frente: caso a crise financeira que já afeta a arrecadação dos municípios tenha longa duração, ele pode sim perder apoio popular e ter que enfrentar dor de cabeça com a oposição, que tenta a todo custo promover um segundo turno das eleições locais.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eder Neves Castilho

É mesmo lamentável a falta de transparência na atual administração!!!
Cadê as portarias e decretos, onde estão sendo publicadas!!!!
Cadê as nomeações dos parentes, equipe de campanha e do povo do Cônego Marinho para os cargos comissionados!!!!

Com tanta coisa para esconder, dá até para desconfiar!!!!

Celio Olimpio-New Jersey-EUA disse...

Meu Caro Luiz,nao consigo acreditar no que acabo de ler. A populacao de Januaria me parece ja se acomodou em escolher mau, os seus mandatarios. Se por uma lado elege um prefeito que quer fazer algo em beneficio deste municipio, por outro continua colocando vereadores viciados em querer incutir a todo custo na cabeca da populacao que, "Se nao rezar na nossa cartilha, nos cassamos",ora, ja esta virando chacota essa troca troca de prefeitos em Januaria.E por estas e outras que o municpio continua em pleno estado de letargia. Com cabecas miudas no Legislativo, haja cabresto pra serem colocados.
Saudacoes Barranqueiras,
Celio Olimpio

Eder Neves Castilho disse...

É mesmo lamentável a falta de transparência na atual administração!!!
Cadê as portarias e decretos, onde estão sendo publicadas!!!!
Cadê as nomeações dos parentes, equipe de campanha e do povo do Cônego Marinho para os cargos comissionados!!!!

Com tanta coisa para esconder, dá até para desconfiar!!!!

Desculpa Januária! disse...

Meu voto de esperança virou pesadelo em apenas três meses...
Torci e batalhei contra o PT para Maurílio Arruda ganhar, agora torço para ele sair, era tudo ilusão. mas o Tio do Sindicato como prefeito ninguém merece, vai ser outro Josefino!
Se arrependimento matasse, eu estaria morto!

Anônimo disse...

Célio Olimpio mora nos "states". Deve levar uma vida ótima lá. Devia era voltar para Januária, precisar de um atendimento no hospital sem remédios e comida; necessitar de um remédio da Farmácia Popular que teve energia cortada; ou comprar um ingresso não numerado na mão da irmã de Arruda para entrar no circuito fechado do carnaval, feito só para quem pode pagar, mas com todo o gasto por conta de todos os contribuintes.

Devia saber que o irmão de Novo, secretário de gabinete, acaba de ganhar toda a licitação para fornecer merenda escolar ao município. Do leite ao arroz com feijão. Só que a empresa dele chama-se Casa dos Temperos e só vende tempero.

Devia saber também que as placas de sinalização recentemente colocadas em Januária foram adquiridas numa empresa de Belo Horizonte que pertence a cunhado de Arruda.

É fácil ficar de longe dando pitaco naquilo que só conhece por ouvir dizer.

Eder Castilho disse...

Estou muito confuso, acabei de ler dois jornais de circulação local e cada um fala de uma Januária diferente!!! O interessante é o Jornal Folha do Norte dizer “Prefeitura Renova Secretarias” embora leigo, não acredito que uma permuta seja renovação!!!
Que o Arruda escolheu mal já é sabido, mas tentar adaptar o que já não deu certo é tentar tapar o sol com a peneira”

Anônimo disse...

Deve ter havido um engano do Éder, o jornal Folha do Norte não divulgou nenhuma matéria com o tal título mencionado por ele. Deve ter sido a Tribuna do Vale ou venal A Voz do Povo.

 
hits gt;